sábado, 16 de abril de 2011

NOVELEIROS OBJETO



NOVELEIROS OBJETO
Gostaria de compartilhar algo que tem me chamado a atenção no que diz respeito à influência da mídia. Trabalho no departamento de marketing de uma indústria têxtil, que é top of mind no mercado brasileiro, e por isso sempre recebe material de diversas empresas, para fins de publicidade, etc.Recebi um tempo atrás e resolvi compartilhar agora, um catálogo publicitário enviado pelo departamento comercial da Rede Globo, tendo na capa escrito “Passione”. Abri-o e era todo um catálogo, propaganda muito bem elaborada, sobre a novela III (assim a área comercial da Globo chama, a novela das 9) “Passione”, relatando uma oportunidade para merchandising nesta novela.
Merchandising é uma técnica publicitária utilizada para veicular serviços e produtos de maneira indireta, através de inserções (geralmente despercebidas) em programas, novelas e filmes.
As agências de publicidade tem o conhecimento desse tipo de manipulação em massa, das novelas ditarem modas, costumes e comportamentos, e assim utilizam o merchandising como ótima ferramenta para os telespectadores assimilarem a propaganda, chegando ao cúmulo de situações e personagens de novelas que tem sido criados tão somente para inserção da propaganda.
Uma das grandes características das novelas frente ao público que as assiste, é a rápida identificação deste com um personagem da novela e quando o algum produto que este mesmo personagem consome, integrando seu perfil, de um modo despercebido manipula o espectador, que passa a gostar da marca ou produto.
Para comprovar como é forte esta ferramenta de propaganda que manipula os “noveleiros objeto”, me senti compelido a compartilhar do material que mencionei anteriormente, de algumas páginas do catálogo de propaganda para Merchandising, da novela “Passione”, da Rede Globo, que para ela, é um grande negócio.











Como podem ver na imagem acima, foi descrito todo um contexto de personagens e situações a serem vivenciadas por estes, sendo propícias inserções de propaganda de acordo com o perfil de marcas/produtos, onde o Dpto. Comercial da Rede Globo dá essas dicas comerciais.
Numa outra página do catálogo, são postas as informações sobre a audiência da Novela III da Globo, que tem uma participação de 63% dos lares com TVs ligadas neste horário. A fonte é do IBOPE (certamente, uma pesquisa encomendada), para ver a seriedade com que tal negócio é tratado.
Por fim, em outra página do catálogo de propaganda para Merchandising da novela “Passione”, há todo um perfil dos telespectadores da Novela III da Globo:
Por idade:

04 a 11 anos – 10%
12 a 17 anos – 8%
18 a 24 anos – 10%
25 a 49 anos – 41%
50+ anos – 31%

Por classe social:

AB – 32%
C – 50%
DE – 18%

Ainda, a maioria dos telespectadores da novela III da Globo são mulheres e os homens representam quase um terço do público do programa (Fonte, IBOPE).
O meu intuito de mostrar tal material, escrever tal artigo, é chamar a atenção de que novela não é meramente um “entretenimento”. Muitos dizem, dão certa desculpa para assistirem tais programas porque “retratam a realidade”, quando na verdade as novelas influenciam paulatinamente novas realidades, modismos, consumos e comportamentos. Elas formam é sim uma nova realidade, nem sempre positiva.
Se o merchandising das novelas é tão levado a sério como negócio pela emissora, para a se vender espaço onde marcas e produtos ali expostos, ferem sua liberdade de escolha, ficando seriamente comprometida, quem sabe nula, o que se dirá então dos comportamentos ali ditados que transformam e manipulam toda uma sociedade e seus hábitos.

Não se engane, nada é por acaso, cada cena, tomada de câmera, frase, personagem, tudo tem um porquê e o telespectador, o “noveleiro”, é o alvo a ser atingido, manipulado.

Por fim, existe um “check list”, onde cada um de nós pode fazer este teste, quem sabe “marcar com um X” em cada item, se cada programa que assistimos preenche todos os requisitos, que um certo Paulo, da cidade de Tarso, escreveu há 2 milênios, do que deveria ocupar sempre nossos pensamentos.:
□ É verdadeiro?

□ É nobre?
□ É justo?
□ É puro?
□ É amável?
□ É de boa fama?
□ É virtuoso e louvável?
(fonte: Filipenses 4:8)