segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cientistas russos simulam mente humana



Cientistas russos foram os primeiros no mundo a criar uma simulação da mente humana em computador. O programaEvgueni que eles desenvolveram é apenas 0,8 por cento menos capaz que o cérebro humano. Ele foi reconhecido como o melhor no recente Concurso Internacional de Inteligência Cibernéticarealizado no Reino Unido.

Todos os programas participantes no “brainstorming” tinham que passar o chamado teste de Turing. Este matemático britânico é considerado o fundador da técnica de computação. Ele inventou um jogo de simulação que permite determinar quem é o seu interlocutor – uma máquina ou um ser humano. As regras são simples: o examinador fala com anônimos que respondem a suas perguntas. Pela qualidade das respostas ele identifica o “impostor” – um programa de computador. Como é sabido, uma conversa viva é uma tarefa impossível para um interlocutor-robô.
Os primeiros programas que foram testados pelo método de Turing, mais pareciam uma brincadeira e tentavam enganar as pessoas foram, disse à Voz da Rússia o doutor em ciências físicas e matemáticas, chefe de departamento do Instituto de Matemática Aplicada de Keldysh, Mikhail Gorbunov-Posadov:
"Eles repetiam preguntas, reorganizavam de alguma forma as palavras nas preguntas que se lhes faziam. E a pessoa que estava do outro lado realmente pensava que estava falando com alguém bastante razoável. É claro, esta impressão não podia durar muito tempo, mas por algum tempo durava."
Segundo o cientista, tal programa não servia nenhum propósito sério, simplesmente tentava criar uma ilusão para seu parceiro. E chamá-lo de inteligência artificial não se pode. No entanto, isso não significa que o desenvolvimento nesta direção não tenha sentido, nota o especialista:
"O fato de os especialistas estarem trabalhando nesta área não é trabalho em vão. É realmente uma análise de diferentes aspectos linguísticos, morfológicos e sintáticos. O discurso da parte da máquina deve ser construído com bastante precisão, caso contrário as pessoas não a tomarão por um parceiro. Para chegar a este nível são necessários esforços, que depois vêm a ser úteis em muitas indústrias."
Por enquanto a capacidade da máquina é limitada. Mas acredita-se que se ela conseguir “enganar” um ser humano ao responder a 30% das perguntas, se pode falar da presença de inteligência artificial. O programa russo Evgueni passou os 150 diálogos propostos com o resultado de 29,2%. Assim, ela ficou para trás dos dos números de referência por apenas alguns décimos de por cento. Foi isso que levou a equipe da Rússia a ganhar a competição.
Este resultado é um grande avanço no campo da inteligência cibernética. Isso não quer dizer que tenha sido criado algo antropomórfico em todos os aspectos, nota o cientista, mas esses programas ajudam a resolver problemas para os quais não existem boas abordagens tradicionais.

Fonte: Voz da Rússia